domingo, 8 de abril de 2012

Procissão dos Passos reúne público de 25 mil pessoas

Encenação religiosa promovida pelo Chocofest reuniu 500 participantes na noite de Sexta-Feira Santa, dentro da programação do Gramado Aleluia

Para relembrar o sentido religioso da Páscoa, o Gramado Aleluia – realizado paralelamente ao 17º Chocofest – promoveu, na noite desta Sexta-Feira Santa, a Procissão dos Passos. A ação, que relembra por meio de ritual e encenação as últimas horas de vida de Jesus Cristo, desde a prisão à tortura, até a crucificação e ressurreição. Cerca de 25 mil pessoas, entre comunidade e turistas, prestigiaram a cerimônia, que partiu do Corpo de Bombeiros e seguiu até a Igreja Matriz, em um percurso de aproximadamente um quilômetro.

Para representar a igreja e ser responsável pelo sermão dado aos fiéis, compareceu à procissão o bispo Don Zeno Hastenteufel, da diocese de Novo Hamburgo. Durante seu pronunciamento, Dom Zeno relembrou a importância da fé aos cristãos: “Nesta noite os cristãos podem provar sua fé, através destas ações demonstramos o significado religioso da Páscoa”, ressaltou. O bispo ainda lembrou que a ressurreição de Cristo é o sentido profundo da data. Após a procissão, Don Zeno ainda comandou uma bênção aos fiéis dentro da Igreja Matriz São Pedro.

Com as ruas completamente cheias, turistas e moradores acompanharam a procissão. Dora Cardoso, que mora em Belo Horizonte, sem mostrou encantada com a ação: “É muito interessante e bela. Nunca tinha visto um evento com essa religiosidade na Páscoa, é realmente incrível”, destacou.

Comunidades

Seis carros alegóricos e mais de 500 participantes, entre crianças e adultos, passaram pela avenida e relembraram ao público toda a trajetória do último dia de Jesus Cristo até sua crucificação. Pela Avenida Borges de Medeiros, por mais de 40 minutos, diversas comunidades da cidade foram representadas no ato: São José Operário, Cristo Rei, São Paulo, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Dutra, Moura e Padre Pio.

Além de toda a beleza, o Gramado Aleluia ainda ajudou o Pastoral do Menos e Adolescente (PAMA), com a renda arrecadada na venda de castiçais para participar da procissão revertida à instituição.











Nenhum comentário:

Postar um comentário