terça-feira, 12 de março de 2013

Cláudio Levitan é o padrinho do Chocofest



Cláudio Levitan é o padrinho do Chocofest

Escritor será homenageado na solenidade de abertura, às 16 horas de sexta-feira, quando o personagem Chocolito também será recepcionado no evento

A abertura oficial do Chocofest – Páscoa em Gramado promete encantar crianças e adultos nesta sexta-feira (15/03), a partir das 16 horas, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). Comunidade, autoridades e convidados são aguardados para a recepção ao Chocolito – primeiro personagem criado para o evento, em 1994. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho, que serão destinados ao Gabinete da Primeira-Dama.

O escritor Cláudio Levitan será o padrinho desta edição e receberá o troféu do Chocofest na solenidade. Levitan será homenageado, assim como os padrinhos de anos anteriores, com a apresentação de suas obras no Varal Cultural, instalado em frente ao Palácio dos Festivais. Gaúcho, escreveu o livro infantil “O Porão Misterioso”, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques; participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana.

A decoração da cidade deve ser concluída nesta quarta-feira (13), um dia antes da apresentação do preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, primeira atividade do evento, a partir das 20 horas desta quinta (14), no Palco do Planeta das Guloseimas. A atividade será beneficente, com a doação de alimento ou agasalho para assistir à peça dirigida por Ronald Radde. “O Mundo Encantado da Páscoa” conta a trajetória de um gnomo fabricante de chocolate, que vê ameaçada a Páscoa quando um mago poderoso e amargo tenta interferir. Graças a um segredo guardado a sete chaves pela Fada Cacau, poderá contar com a ajuda do Coelho da Páscoa, realizar os sonhos das crianças que tanto esperam para festejar esta data.

Apenas no Planeta e na Praça Major Nicoletti, são seis mil metros quadrados de decoração e cenografia, confeccionados e instalados por um grupo de aproximadamente 100 funcionários contratados pela empresa promotora da festa (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos). Um dos destaques desta edição será o “Conde Giratório” – boneco de cinco metros de altura que será instalado na rótula central e se movimentará ininterruptamente. Os trabalhos de instalação e testes devem ser realizados até quarta (13).

MODA EM CHOCOLATE
Também nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, ocorrerá o primeiro dos quatro desfiles de moda em chocolate, realizados pelo Serviço Nacional do Comércio do Rio Grande do Sul (Senac/RS). “A História da Moda no Século XX” é o tema eleito para 2013, com 18 modelos produzidos pelo estilista Márcio Weiss, que utiliza de chocolate meio-amargo para a confecção. Períodos históricos, como a Belle Époque; reconhecidos estilistas como Christian Dior e Yohji Yamamoto, além de grandes inspirações da moda como a rainha do pop, Madonna, serão os destaques. O desfile ocorrerá novamente nos dias 22 (20 horas), 28 (18 horas) e 30 (16 horas), com entrada franca, no Palco do Planeta das Guloseimas.

CONFRARIA DAS VOVÓS
A segunda edição da Confraria das Vovós – lançada em 2012, durante o Chocofest – também terá a primeira atividade na manhã de sexta. A partir das 9h30, a presidente do grupo, a chef de cozinha Rita Gargioni, recebe as avós para o “Tricotando no Café da Manhã”, no Hotel Pampas da Serra, em Canela. Já às 19 horas, Rita volta a se reunir com as confrades e convidados para a sessão de autógrafos de seu livro “Socorro, vovó – Agora eu quero as suas comidinhas”, durante o Chá das Sete, no Hotel Rita Höppner, em Gramado.


Levitan será o padrinho do evento em 2013 / Divulgação


Decoração deve ser concluída nesta quinta-feira / Cleiton Thiele/Serra Press







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário