sexta-feira, 29 de março de 2013



Cerca de 20 mil pessoas acompanham a Procissão dos Passos

Principal atividade do Gramado Aleluia, cortejo formado por comunidades e turistas lembrou as última horas e a ressurreição de Jesus Cristo

Um público estimado em 20 mil pessoas acompanhou, nesta Sexta-Feira Santa (29), o ponto alto da celebração de Páscoa: a Procissão dos Passos. Principal atividade do Gramado Aleluia – programação religiosa do Chocofest – reuniu mais de 600 participantes na Avenida Borges de Medeiros, percorrendo cerca de um quilômetro, desde o Corpo de Bombeiros, até a Igreja Matriz São Pedro. O bispo dom Zeno Hastenteufel, da Diocese de Novo Hamburgo, recepcionou o grupo de 600 integrantes da procissão, usando palavras do papa Francisco: “Hoje é um mundo sem Jesus. E, como diz o novo papa, o mundo sem Cristo torna-se uma ONG de piedosos. O que seria do mundo sem Cristo ressuscitado?”, disse.
No cortejo da Procissão dos Passos, os participantes estão divididos em sete irmandades. A ação relembra, por meio de ritual e encenação, as últimas horas de vida de Jesus Cristo, desde a prisão à tortura, até a crucificação e ressurreição. O último dos sete carros tematizados apresentou o Cristo Ressuscitado, acompanhado por crianças vestidas de anjo que entoaram canções de Aleluia. Ao final, ocorreu a adoração individual do Senhor Morto, dentro da Matriz.

Turistas
A família Souza, com representantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, participou da procissão pelo 14º ano consecutivo. “Todo ano fazemos um encontro, sempre no final de semana de Páscoa, e em Gramado. Desde então, sempre participamos da procissão, com uma média de 20 pessoas”, ressaltou Carlos Souza, um dos representantes da família.
De Osório, Gilberto Destro viajou a Gramado para participar da atividade. Elogiou a  forma como a cidade trata os turistas: “Estamos participando pelo quarto ano, e sempre que puder  viremos novamente, pois esta procissão mostra diversas tradições para minha filha de 11 anos. Este detalhe, de os turistas poderem desfilar junto às comunidades, mostra o quão acolhedora são Gramado e o Chocofest”, afirmou Gilberto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário