O momento pascal em Gramado é uma tradição que remonta à imigração. Este costume não se perdeu no tempo e ainda é seguido. Os templos religiosos cristãos buscam adequar o calendário aos novos tempos, o que leva os fiés a uma reflexão voltada ao momento máximo do calvário de Cristo.
Este momento culmina com a Procissão dos Passos, onde todos são convidados a participar, seja nas irmandades que formam o cortejo, seja no interior das Igrejas.
A Páscoa, assim como o Natal, é um dos momentos mais significativos para o mundo cristão ocidental. Gramado, na sua trajetória religiosa, sempre dispensou uma atenção especial no período pascal, realizando, no interior de suas igrejas ou capelas, as 14 estações que representam o flagelo de Cristo.
O evento Gramado Aleluia segue a mesma tradição, porém, com a participação das comunidades religiosas do município, o que torna o momento de profunda emoção. As derradeiras horas de Cristo estão representadas por carros tematizados, numa procissão de aproximadamente um quilômetro na Avenida Borges de Medeiros, ultimando com a bênção do bispo diocesano em frente à Igreja Matriz São Pedro.
Ações do Gramado Aleluia:
PROCISSÃO DOS PASSOS
Inspirada na Espanha, é feita com carros tematizados que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Mais de 600 pessoas usando vestes monásticas, ao som de matracas e portando archotes, caminham com passos marcados pela Avenida Borges de Medeiros. Nos carros tematizados, atores representam os momentos finais de Cristo e sua Ressurreição. O último carro, que apresenta Cristo Ressuscitado, é acompanhado por crianças vestidas de anjo que entoam canções de Aleluia. Ao final, é feita adoração individual do Senhor Morto, dentro da matriz. A participação é aberta à comunidade e visitantes.
VIA CRUCIS
No largo da Igreja Matriz São Pedro, fiéis se reúnem para acompanhar a trajetória de Jesus Cristo carregando a cruz, entoando orações e descrevendo cada um dos últimos passos de Cristo na Terra. Este exercício da Via Sacra na Quaresma teve sua origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XII). A Via-Sacra – ou Via Crucis – é o “caminho da cruz”. Jesus carregou a cruz num percurso que vai do Pretório de Pilatos até o Monte Calvário. As 14 estações representam episódios mais marcantes da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Turistas, visitantes e comunidade podem participar.
Procissão dos Passos leva muitos fiéis até a Igreja São Pedro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário