quinta-feira, 29 de março de 2012

Gramado recebeu 120 mil visitantes na largada do Chocofest

O Chocofest – Páscoa em Gramado, que nos primeiros dias de atividades foi responsável pelo fluxo de 120 mil visitantes ao município – conforme cálculos a partir dos veículos que passaram pelas três praças de pedágio da Brita Rodovias entre quinta-feira e domingo – prossegue neste final de semana com destaque para o início do Gramado Aleluia. Neste sábado (31), a programação será aberta com missa e descida da Cruz, às 18h30, na Igreja Matriz São Pedro. O Chocofest segue até 8 de abril, com as atividades concentradas no Planeta do Chocolate (Rua Coberta), somando 18 dias de evento.
As comunidades religiosas do município participam intensamente do Gramado Aleluia, fazendo do evento um momento de profunda emoção. As derradeiras horas de Cristo estão representadas por carros tematizados, numa procissão de aproximadamente um quilômetro na Avenida Borges de Medeiros, ultimando com a bênção do bispo diocesano em frente à Igreja Matriz São Pedro. “O caráter religioso da Procissão dos Passos é uma verdadeira penitência para todo cristão na medida em que se insere, neste ato, uma reflexão pessoal onde o homem busca uma forma de se aproximar do plano espiritual, tendo como maior exemplo a crucificação de Jesus Cristo. No distante passado da história da humanidade, a partir da expansão da Igreja Católica sempre ocorreram peregrinações aos templos sagrados espalhados pelo mundo, o que são verdadeiros exemplos na tentativa do homem entender a magnitude do poder divido sobre suas vidas. O Gramado Aleluia traz essa história até o Chocofest”, ressalta o coordenador do evento, Gilnei Casagrande.
Um dos destaques do Gramado Aleluia é a Procissão dos Passos, que será realizada na Sexta-Feira Santa, às 20 horas, com saída do Corpo de Bombeiros, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros até a Igreja Matriz São Pedro. Inspirada na Espanha, é feita com carros tematizados que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Mais de 600 pessoas usam vestes monásticas, ao som de matracas e portando archotes, caminham com passos marcados. Nos veículos, atores representam os momentos finais de Cristo e sua Ressurreição. O último carro, que apresenta Cristo Ressuscitado, é acompanhado por crianças vestidas de anjo que entoam canções de Aleluia. Ao final, é feita adoração individual do Senhor Morto, dentro da matriz. A participação é aberta à comunidade e visitantes.
Já a Via-Crucis ocorre no largo da Igreja Matriz São Pedro, quando fiéis se reúnem para acompanhar a trajetória de Jesus Cristo carregando a cruz, entoando orações e descrevendo cada um dos últimos passos de Cristo na Terra.  Este exercício da Via-Sacra na Quaresma teve sua origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XII). A Via-Sacra – ou Via Crucis – é o “caminho da cruz”. Jesus carregou a cruz num percurso que vai do Pretório de Pilatos até o Monte Calvário. As 14 estações representam episódios mais marcantes da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Turistas, visitantes e comunidade podem participar, nos dias 2, 3, 4 e 5, às 16 horas, e 6 de abril, às 11 horas.

Foto Cleiton Thiele/Serra Press



Planeta do Chocolate: público intenso conferiu as atrações nos primeiros quatro dias do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário